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sábado, 3 de dezembro de 2011

Último Simulado de Língua Portuguesa de 2011

            Para o aluno que não fez o simulado, sexta-feira (02/12), por algum motivo aqui vai a oportunidade para você se exercitar um pouco.


5ª Série D

Leia a tira a seguir e observe a sequência dos fatos:




1. Que relação pode ser estabelecida entre o pensamento da Mônica e o poço onde ela joga a moeda?
a) Não há nenhum tipo de relação entre o pensamento da Mônica e o poço.
b) O poço realiza o desejo de todos, inclusive o da Mônica.
c) Ao jogar a moeda, Mônica supõe que seu desejo irá se realizar.
d) Quando Mônica joga a moeda imagina que seu desejo não será realizado.


2. Magali apresenta um movimento no quadrinho diferente do movimento da Mônica e do Cebolinha, registrado pelos traços gráficos que saem de seus pés. Observe com atenção a atitude da Magali. Com relação ao pensamento e à ação da Magali deduz-se que ela:
a) também queria ter um de seus pedidos realizados.
b) retirou as moedas de seus amigos do “Poço dos Desejos”, para comprar bombons, picolé, etc.
c) também jogou moedas no poço, pois queria realizar seus desejos.
d) retirou as moedas do poço e dividiu com a Mônica e com o Cebolinha.


3. Com relação à atitude e o desejo de Magali nesta tirinha estar associado com sua personalidade nas histórias da Turma da Mônica por quê:
a) ela é calma e se preocupa com as atitudes das pessoas.
b) ela faz sempre as mesmas coisas em todas as histórias.
c) ela é gulosa porque seus amigos lhe negam comida.
d) ela possui um desejo incontrolável de comer, portanto não se preocupa com os julgamentos morais que lhes são dados.


4. Observa-se que, na sequência dos três quadros, o poço desloca-se para a esquerda, em relação ao leitor. Esse movimento da imagem significa dentro da história da tirinha que:
a) os personagens se originam de locais diferentes, por isso, passam diante do poço por lados contrários.
b) os personagens se originam dos mesmos locais, por isso, passam diante do poço pelos mesmos lados.
c) os personagens não sabem de que lado devem passar, por isso passam pela esquerda.
d) os personagens não sabem de que lado devem passar, por isso passam pela direita.



6ª Série B


Observe:




1. Algumas informações no cartaz são insuficientes para encontrar o aluno desaparecido, ou seja, não trazem todos os dados importantes para o leitor. Levando em conta esse problema, qual das informações abaixo seria mais adequada acrescentar ao texto para solucionar o problema?
a) Seria melhor informar a série e o turno em que o aluno estuda.
b) Seria melhor informar o horário em que o aluno desapareceu.
c) Seria melhor informar a cor da mancha que o aluno tem no pé.
d) Seria melhor informar a cor do cabelo do aluno.


2. A qual leitor o texto do cartaz é destinado?
a) Aos leitores de rua.
b) Aos alunos da Escola Pio XVIII.
c) Aos pais dos alunos.
d) Aos da justiça.


3. Observe a linguagem que foi empregada na construção do cartaz. Ela é...
a) informal, pois não obedecem as formalidades da língua.
b) coloquial, pois faz apenas colocações.
c) caipira, pois imita um caipira.
d) formal, pois obedecem as formalidades da língua.


4. O cartaz, acima, pode ser considerado um texto:
a) argumentativo.
b) narrativo.
c) descritivo.
d) poético



6ª Série C


Observe o anúncio publicitário abaixo:




1.  Observe que as duas grandes imagens do anúncio intercalam os três blocos de textos verbais. São as imagens, respectivamente:
a) vários brinquedos e três pessoas dormindo.
b) as pessoas encobertas e um boneco.
c) um quebra cabeça e algumas pessoas encobertas.
d) duas pessoas encobertas e o menino “invasor”.


2. Quando falamos em acabar com invasores, imaginamos o extermínio de inimigos, que inicialmente estão sempre escondidos. Nessa “receita” há algo interessante a esse respeito que é:
a) pretende-se exterminar os invasores que atacaram a residência do menino.
b) não se pretende matar nada, pois o menino estar brincando com os brinquedos.
c) não se pretende “acabar” (matar) os invasores, mas ocupá-lo fora do quarto, com atividades que o farão crescer mais.
d) pretende-se exterminar todos os brinquedos da Lego que o menino estar brincando.


3. Os pais irão poder “relaxar” comprando Lego Duplo por que:
a) seus filhos gostam de brincar.
b) além de distrair a criança por muito tempo, trabalha com a inteligência, não tem contra-indicação e os pais poderão ficar despreocupados na cama.
c) todos merecem descansar quando as crianças estão entretidas.
d) os brinquedos Legos estão disponíveis em todas as lojas do Brasil.


4. O objeto salvador, sugerido na receita, não é um Lego qualquer, o que dá a impressão de que a criança irá ficar um bom tempo entretida com o brinquedo é:
a) a compra de um brinquedo da Lego duplo.
b) a compra de qualquer brinquedo da Lego.
c) a compra de um quebra cabeça da Lego.
d) a compra de um boneco de montar da Lego.



7ª Série A


Observe como o autor do texto abaixo coloca sua opinião e suas recomendações.



Ø      Coma bem e viva mais

Cuidados com a alimentação contribuem para que o processo de envelhecimento transcorra sem sustos

·         Incremente as refeições com vegetais. Planeje cinco porções (legumes, frutas frescas, grãos, por exemplo) por dia.

·         Beba água. Em média, de seis a oito copos diariamente.

·         Atente para a quantidade de gordura, colesterol e sal e não abuse de enlatados e alimentos processados.

·         Com a idade, o metabolismo se torna mais lento. Converse com seu médico para saber quantas calorias consumir num dia.

·         Não use suplementos sem que eles sejam recomendados pelo especialista.

Fonte: Clínica Mayo. (EUA)
ISTOÉ, 1789 – 21/1/2004
1. De que forma o texto acima procura convencer o leitor?
a) Informando que todos devem eliminar a gordura da comida.
b) Enumerando cinco conselhos sobre alimentação.
c) Falando que devemos nos alimentar de grãos.
d) Listando o que se deve ou não comer.


2. Dos comportamentos abaixo qual se espera de um leitor convencido da ideia do texto?
a) Que se eu como bem terei uma velhice segura.
b) Que se preocupe com a saúde dos mais velhos.
c) Que siga as recomendações e não mude seus hábitos alimentares.
d) Que siga as recomendações e mude seus hábitos alimentares.


3. O texto pretende convencer o leitor de que ideia?
a) Que somos vítimas de uma boa alimentação.
b) Que não devemos usar suplementos alimentares.
c) Que uma boa alimentação contribui para mais saúde no processo de envelhecimento.
d) Que uma má alimentação tardia o envelhecimento.


4. Das opções a seguir qual responde de que forma estão organizadas as “recomendações” citadas no texto quanto aos termos de estruturas linguísticas e aos modos verbais?
a) Estão no modo imperativo, em forma de gênero instrucional, como um manual de instruções de uso.
b) Estão no modo subjuntivo, em forma de gênero descritivo, como a descrição de algo.
c) Estão no modo indicativo, em forma de gênero narrativo, como a narração de uma história.
d) Estão no modo indicativo e imperativo, em forma de gênero narrativo e instrucional.




7ª Série B


Observe, na historinha abaixo, como a conversa entre Hagar e Helga se organiza em torno das crenças de Hagar.



1. Hagar acredita que Papai Noel existe e isso nos surpreende por que:
a) porque ele é adulto, e adulto não acredita em Papai Noel.
b) ele é casado e pessoas casadas não acreditam em Papai Noel.
c) sua esposa, Helga, lhe disse que pessoas adultas não acreditam em Papai Noel.
d) porque ele não se interessa pelo natal.


2. Observe, especialmente, os três últimos quadrinhos e marque a única alternativa que explica de que forma Helga reage às dúvidas de Hagar.
a) Ela não o respeita e ignora sua crença, trata-o como se fosse uma criança.
b) Ela respeita sua crença e o trata como trataria um adulto qualquer.
c) Ela respeita sua crença porque ele é uma criança.
d) Ela respeita sua crença e o trata como trataria uma criança.


3. Assinale a alternativa abaixo que representaria melhor o título da historinha em questão.
a) Adulto não acredita em papai Noel.
b) Esperando Papai Noel.
c) Hagar e Helga em um Natal divertido.
d) O que sobrou do Natal.


4. A forma de raciocínio que sustenta a relação: Hagar é como uma criança é:
a) Hagar não acredita em Papai Noel.
b) Hagar sonha com o Papai Noel.
c) Hagar acredita em Papai Noel.
d) Hagar ganhou um presente do Papai Noel.



8ª Série A


Leia o texto abaixo: 

A velocidade do cérebro


            Quando uma pessoa queima o dedo, a dor é um sinal que o tato envia ao cérebro. Este, por sua vez, transmite outro sinal aos músculos, que reagem afastando a mão do fogo. A velocidade de circulação dessas mensagens surpreende: elas viajam a 385 km/h, mais rápido que um carro de Fórmula 1.
Coquetel – Grande Titã, nº 180.


1. A velocidade das mensagens transmitidas ao cérebro é facilmente aceita pelos leitores por que:
a) todos os leitores já passaram por experiências de dor semelhantes.
b) os leitores não querem passar por esse tipo de experiência.
c) um carro de Fórmula 1 não corre nada.
d) os leitores gostam de brincar com fogo.


2. A tese defendida no texto é:
a) que devemos ter cuidado, pois o fogo queima.
b) é surpreendente a velocidade com que o sinal de dor chega ao cérebro.
c) as pessoas se queimam sempre que mexem com fogo.
d) um carro de Formula 1 corre menos que um sinal emitido pelo cérebro.


3. Que argumento apresentado abaixo contribui para a sustentação da tese?
a) A dor que sentimos é maior que a velocidade de um carro de Fórmula 1.
b) A descrição da dor que a pessoa sente e a velocidade do sinal.
c) A descrição de como o sinal é enviado e os dados da velocidade.
d) A velocidade da dor é de 385 km/h.

4. Das relações abaixo qual se relaciona com o título do texto e a identificação da tese?
a) O leitor ler o texto sem inferir o que estar no título, pois este não contribui para sua leitura.
b) O título do texto não tem nada a ver com o resumo da tese.
c) O título do texto diz uma coisa e o autor diz outra e ambas não respondem o que irá acontecer na história.
d) O título do texto é um resumo da tese, orienta para a identificação da tese.



8ª Série B


Leia o fragmento adaptado, abaixo, do jornal Correio Brasiliense, de 1/2/2004. 


            A retirada de um tumor significa mudança de hábito na vida da família do economista P. V. S. Há três meses ele foi surpreendido pela descoberta de um câncer de pele. “Levei meu filho em consulta ao dermatologista e aproveitei para mostrar ao meu médico umas manchas no corpo.”
            Em novembro, P. passou por uma cirurgia para a retirada da lesão e ensina: “Nunca imaginei que os anos de praia em Santos poderiam me trazer problemas de saúde. Hoje só faço caminhadas com filtro solar FPS 60.”
            Os especialistas alertam que a proteção deve ser iniciada ainda na infância. Em consultórios e clínicas, eles confirmam que a doença atinge cada vez mais jovens.



1. O texto tem a pretensão de chamar a atenção do leitor para um certo assunto, que assunto é esse?
a) A mudança de hábito que ocorre na vida da família de um doente.
b) Que a praia lhe trouxe problemas de saúde.
c) O cuidado com a saúde, especialmente com a pele.
d) Que P. levou seu filho a uma consulta dermatológica e aproveitou para se consultar.


2. O texto pretende convencer o leitor de:
a) que é importante o uso de filtro solar para prevenir câncer de pele.
b) ir sempre ao médico, pois isso evita doenças.
c) que os especialistas são os mais indicados para dar um diagnóstico.
d) fazer caminhada para preveni o câncer de pele.


3. Apesar de começar contando a história de uma pessoa, percebe-se que o objetivo do texto não é focado sobre um caso individual porque ele:
a) pretende convencer as pessoas a manterem contato com médicos.
b) quer mostrar para seus leitores que o câncer é um problema de todos.
c) ajuda as pessoas a refletirem sobre as doenças de pele existente.
d) deixa claro que o caso pessoal é usado só para ilustrar e comprovar a ideia de que o leitor deve ter cuidado com a pele. 


4. O exemplo do economista se integra à argumentação do texto, pois ele é uma prova real e concreta de que o sol faz mal à pele. Que importância tem, para a argumentação, os depoimentos do paciente? 
a) Seus argumentos não têm nenhuma importância para a história.
b) Reforçam o relato do caso: são a “voz” da tese, de como o leitor deve se comportar.
c) Seus argumentos tornam o texto verdadeiro.
d) Que tomar banho de praia não é tão bom assim.




8ª Série C


Leia a anedota abaixo:

Os parentes


            O casal vem pela estrada sem dizer palavra. Brigaram, nenhum dos dois quer dar o braço a torcer. Ao passar por uma fazenda em que há mulas e porcos, o marido pergunta, sarcasticamente:
            - Parentes seus?
            - Sim, responde ela, cunhados.
Almanaque Brasil, abril de 2001.



1. A intenção do marido ao fazer a pergunta à mulher era:
a) ofender a mulher, chamando-a de porca ou mula.
b) agradar a esposa elogiando-a.
c) manter um diálogo com a esposa.
d) fazer com que a mulher seguisse em outra direção.


2. A reação da esposa mostra que o marido foi mal-sucedido em sua pergunta, pois:
a) ela contestou revidando o argumento: é ele o porco ou o burro.
b) ele conseguiu o que pretendia, ofender a mulher.
c) não se importou com a pergunta que o marido lhe fez.
d) ela realmente é uma porca.


3. Com a resposta dada pela esposa, ela tem a pretensão de:
a) fazer com que o marido seguisse em outra direção.
b) defender-se da ofensa e, por sua vez, ofender o marido.
c) manter um diálogo com o marido.
d) pedi desculpas ao marido.


4. O aparente conflito de opiniões não prejudica a argumentação do diálogo por que:
a) um não queria ofender o outro.
b) um aceita a validade da argumentação do outro, apesar de revidar e torcer o argumento para seu lado.
c) tanto o marido quanto a esposa seguiam caminho sem trocarem uma palavra se quer.
d) ambos se desculparam e seguiram caminho calmos e quietos.


Um comentário:

  1. Por favor, publique o gabarito dessas questões. Obrigado, Profº Rodrigo Sanches...

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