Bem vindo!!!

pegue o seu no Templatesdalua.com Sejam bem vindos ao meu blog...

Outros


DINÂMICAS:

REDAÇÃO EM CORRENTE

Objetivos:
®Percepção, sintonia, expectativas, interação, criatividade, descontração, sensibilização, comprometimento, avaliação, motivação, conhecimentos teóricos, análise e síntese.


Participantes:
®Até 20 pessoas.


Recursos:
®Papel


Tempo:
®15 minutos.

Instruções:
®Escrever, em uma folha, uma palavra qualquer para iniciar a corrente da redação (por exemplo: EU, NÓS, SE, TALVEZ, SEI QUE, ESPERO etc.);
®Cada participante contribui com a redação, colocando uma palavra ou pequena frase que dê continuidade.Sucessivamente, todos os participantes escrevem;
®O exercício se encerra após avaliação do que foi escrito.

Variações:
®Fazer o exercício verbalmente;
®Direcionar a redação para fixação ou avaliação da retenção de conhecimentos teóricos.


PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Objetivos:
vLevantamento de expectativas com relação a si e ao evento, auto-reflexão, auto-percepção, sensibilização...

Participantes:
v15 pessoas

Recursos:
vFita adesiva colorida (3 cores), papel, canetas, lápis de cor, objetos de uso pessoal (individual).

Tempo:
v60 minutos.

Instruções:
vNo chão da sala, o facilitador deve, com as fitas coloridas, colar 3 linhas paralelas (2m comprimento) mantendo um espaço de aproximadamente 2 passos largos entre elas;Os espaços representam, respectivamente, passado, presente e futuro, em relação à vida pessoal, profissional ou outra questão abrangente pertinente;
vIndividualmente e em absoluto silêncio, cada treinando coloca-se em pé dentro do espaço PASSADO e verifica como se sente;
vAtravés de desenhos ou com um objeto pessoal, representar esse sentimento e deixá-lo no espaço;
vO mesmo processo é feito para PRESENTE e FUTURO com o tempo aproximado de 5 minutos para cada espaço;
vEm grupo aberto cada um traduz em palavras seus sentimentos e o porquê dos desenhos e/ou escolha dos objetos.


CARTA A SI PRÓPRIO

Objetivos:
ØLevantamento de expectativas individuais, compromisso consigo próprio, percepção de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica.

Participantes:
ØIndiferente.

Recursos:
ØEnvelope, papel, caneta.

Tempo:
Ø20 minutos.

Instruções:
ØIndividualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo a seu(sua) melhor amigo(a);
ØDentre os assuntos, abordar: como se sente no momento, o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente daqui a 30 dias;
ØDestinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo para remessa);
ØO facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e, após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).


TÉCNICA DOS CONES

Objetivos:
  • Levantamento de expectativas, posição em relação ao grupo / empresa.


Participantes:
  • Indiferente.

Recursos:
  • Papel cartão branco (ou quadrado de madeira, cones (industriais) de linha de diversos tamanhos e cores (pode-se usar cubos, triângulos desde que de tamanhos e cores desiguais) e etiquetas adesivas.

Tempo:
  • 20 minutos

Instruções:
  • Cada participante escolhe um cone que o represente e cola uma etiqueta com seu nome;
  • O facilitador coloca um objeto (de preferência não muito pequeno) com o adesivo “CURSO” colado, no centro do papel cartão que, por sua vez, é colocado no meio da sala;
  • Ao comando do facilitador, todos os participantes, simultaneamente, "colocam-se" (cones) em relação ao "CURSO";
  • Solicitar que façam breves comentários sobre as posições assumidas;
  • O papel-cartão deve, cuidadosamente, ser colocado em um local neutro da sala, pois o exercício será retomado;
  • Ao término do evento, o papel-cartão é colocado novamente no centro da sala e, ao comando do facilitador os participantes, simultaneamente, podem "rever" sua posição em relação ao "CURSO";
  • Retomar individualmente os posicionamentos e alterações (como se sentiu no começo dos trabalhos e ao final deles).

Variação:
  • Alterar a figura central para EMPRESA, GRUPO, TRABALHO, etc.

CRACHÁ CRIATIVO

Objetivos:
  • Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si/do outro, identificação, sensibilização, relacionamento interpessoal.

Participantes:
  • Até 15 pessoas.

Recursos:
  • Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, sulfite, fita adesiva.

Tempo:
  • 40 minutos.

Instruções:
  • Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento;
  • Deixar espaço em branco para colocação do nome, porém não escrevê-lo;
  • Após o término, o facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente;
  • Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam;
  • Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porquê acredita ser aquela pessoa;
  • Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.

Variação:
  • O facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará).

JOGO DA BOLA

Objetivos:
*Apresentação, descontração, integração, aquecimento, levantamento de expectativas.

Participantes:
*Até 15 pessoas.

Recursos:
*Bola

Tempo:
*20 minutos

Instruções:
*Todos os participantes ficam em pé, inclusive o facilitador, formando um círculo;
*Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY". Iniciando pelo Facilitador, todos se apresentam;
*Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou ou esquecer algum item da apresentação, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).

Variação:
*Ao invés do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.


PENDURANDO NO VARAL

Objetivos:
üIntegração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão, auto-avaliação, conhecimento de si.

Participantes:
ü10 pessoas.

Recursos:
üPapel, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel.

Tempo:
ü40 minutos.

Instruções:
üIndividualmente solicitar que cada participante escreva de 6 a 8 características próprias. Não deve haver identificação;
ü"Pendurar" cada papel num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes;
üOs participantes observam cada papel, procurando verificar com qual se identifica mais;
üApós a escolha dos papéis, solicitar que sentem ao lado da pessoa para formar dupla. Neste momento ocorre a apresentação;
üPosteriormente solicitar que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação;
üAo final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha/identificação com aquelas características.


O QUE É VOCÊ?

Objetivos:
ÜApresentação, identificação, levantamento de expectativas, análise / analogias, reflexão, avaliação e comunicação.


Participantes:
Ü10 pessoas.

Recursos:
ÜObjetos pessoais, objetos de escritório, sucata.

Tempo:
Ü30 minutos.

Instruções:
ÜColocar vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, anel, caneta, etc.);
ÜO grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada;
ÜUm a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa;
ÜO que sou eu? Quais minhas características?
ÜQuais minhas características?
ÜQuais são meus sonhos?
ÜQuais são minhas expectativas?
ÜO que eu pretendo no evento?


PELAS FIGURAS

Objetivos:
*Integração, apresentação, aquecimento, sensibilização, percepção de si, reflexão, comunicação, conhecimento de si.

Participantes:
*10 pessoas.

Recursos:
*Figuras diversas (pessoas, formas, animais) de jornais, revistas, em branco e preto ou colorido.

Tempo:
*50 minutos.

Instruções:
*Individualmente, solicitar que os participantes pensem (ou escrevam) a estória da sua vida (familiar, afetiva, profissional), por aproximadamente 10 minutos;
*Espalhar figuras pelo chão (ou mesa grande) para que cada um procure aquela que mais se identifica;
*Importante, nesta técnica, ter disponível muito maior número de figuras do que de participantes, para que fiquem à vontade na escolha;
*Sucintamente, solicitar que cada participante conte a estória de sua vida através da figura, onde dirá o que chamou sua atenção sobre ela.

Variação:
*Pode-se eliminar a fase de reflexão individual.


MURAL DIVERTIDO

Objetivos:
¨Aprofundar conhecimentos, avaliar assimilação do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção e integração.

Participantes:
¨20 pessoas

Recursos:
¨Cartolina, canetas coloridas, canetas piloto, jornais, revistas, figuras diversas, tesouras, cola, papel crepom, cola colorida.

Tempo:
¨40 minutos (1º momento) e 60 (2º momento).

Instruções:

1º Momento:
¨Dividir os participantes em grupos compostos por 4 ou 5 pessoas após o estudo prévio de um determinado tema por meio de texto ou explanação;
¨A tarefa de cada grupo é elaborar um mural utilizando materiais diversos, através do qual os componentes expressam o entendimento obtido sobre o tema em questão.

2º Momento:
¨Após a construção dos murais, os trabalhos devem ser expostos e comentados por todos, buscando o enriquecimento e a troca de experiências, discutir: as dificuldades para execução da tarefa; Compreensão dos outros trabalhos; Impressões obtidas...;
¨O facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.

Variação:
¨O número de participantes é flexível. Esta dinâmica pode ser aplicada após uma exposição verbal, assuntos discutidos em uma reunião, ou leitura de um ou mais textos em sala de aula, neste caso, cada grupo se encarrega de abordar um assunto.


LOCOMOTIVA HUMANA

Objetivo:
§Atenção, percepção, memória, integração.

Participantes:
§20 pessoas

Recursos:
§Fita ou CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som.

Tempo:
§30 minutos

Instruções:
§As pessoas caminham pela sala durante aproximadamente 5 minutos relembrando o nome dos demais participantes e observando uma qualidade presente em cada um deles;
§O facilitador coloca uma fita com diversos trechos de músicas;
§Um dos participantes inicia a dinâmica identificado como locomotiva e sai pela sala dizendo o nome e a qualidade de uma das pessoas do grupo, no ritmo da música;
§Aquele que foi chamado prende-se à cintura da locomotiva e chama outro participante, destacando sua qualidade (sem sair do ritmo da música que estiver tocando no momento);
§Este processo deve ser repetido até que o trem esteja formado por todos os integrantes do grupo.

Variação:
§Após todos os participantes terem formado o trem, pode-se fazer o processo inverso, a fim de ampliar a dinâmica: antes de cada um se sentar deve pronunciar o nome e a qualidade daquele que está a sua frente até que se chegue à locomotiva.





Sem dúvida...

Principais teclas de atalho – WINDOWS


OBS: A TECLA WINDOWS É REPRESENTADA POR UMA BANDEIRINHA AO LADO DA

TECLA ALT NA PARTE INFERIOR À ESQUERDA DO SEU TECLADO.

Alt + Enter: Exibe propriedades de arquivo

Alt + Esc: Alterna entre janelas na ordem em que foram abertas

Alt + F4: Fecha programa

Alt + Tab: Alterna entre janelas de programas abertos

Alt + espaço, depois N: Minimiza ou maximiza janela

Ctrl + Esc: Abre menu Iniciar

Ctrl + Z: Desfaz ultima ação

F1: Abre a ajuda

F2: Renomeia o item selecionado.

F3: Realiza pesquisa

Print Screen: Captura tela, para colar em programas como o "Paint"

Alt + Print Screen: Captura somente janela ativa

Shift: Ao inserir CD-ROM no drive, evita que ele seja reproduzido automaticamente

Shift + Del: Exclui um item sem armazená-lo na lixeira

Shift + F10: Equivale ao clique com o botão direito do mouse

Shift + Tab: Retrocede entre itens de um documento

Tab: Avança entre itens de um documento

Windows + D: Minimiza ou restaura todas as janelas

Windows: Mostra o Menu Iniciar

Windows + E: Abre o Windows Explorer

Windows + F: Abre o Pesquisar para arquivos

Windows + R: Mostra a janela Executar

Windows + L: Tranca a tela

Windows + U: Abre o Gerenciador de Utilitários

Windows + CTRL + F: Mostra o Pesquisar para computador (em rede)

Windows + Shift + M: Desfaz minimizar (para todas as janelas)

Windows + F1: Para Ajuda e Suporte

Windows + BREAK: Mostra as Propriedades de Sistema


Geral de aplicativos do Windows

Ctrl + F4: para fechar documentos

Ctrl + F12: para abrir documentos

F12: para abrir o "salvar como"

Ctr + TAB: para alternar entre documentos, como no Excel, Imaging ou Photoeditor (não funciona no Word)

TECLAS DE FUNÇÕES

OBS: ENCONTRADOS NA PARTE SUPERIOR DO TECLADO E NUMERADOS DE F1 ATÉ F12.


F1 - Ajuda; Ajuda "On line"; Assistente do Office

F4 - Repetir a ultima ação

F5 - Comando "ir para" (Menu Editar)

F7 - Ortografia e gramática (Menu Ferramentas)

F12 - Salvar como

SHIFT + F1 - Ativa interrogação da ajuda

SHIFT + F3 - Altera as letras maiúsculas/minúsculas

SHIFT + F4 - Repete uma ação de localizar e/ou "ir para"

SHIFT + F5 - Desloca-se para uma revisão anterior

SHIFT + F7 - Dicionário de sinônimos (menu Ferramentas)

SHIFT + F10 - Visualiza o menu de atalhos/botão direito do mouse

CTRL + F2 - Vai para a tela visualização

CTRL + F9 - Insere um campo vazio para digitação

CTRL + F10 - Minimiza a janela do documento

CTRL + F12 - Abrir (menu arquivo)

ALT + F5 - Restaura o tamanho da janela do programa

ALT + F7 - Localiza o erro ortográfico seguinte

ALT + F10 - Maximiza a janela do programa

MENU ARQUIVO

CTRL + O - Novo

CTRL + A - Abrir

CTRL + B - Salvar

CTRL + P – Imprimir

MENU EDITAR

CTRL + Z - Desfazer

CTRL + R - Repetir

CTRL + X - Recortar

CTRL + C - Copiar

CTRL + V - Colar

CTRL + T - Selecionar todo o texto

CTRL + L - Localizar

CTRL + U - Substituir

CTRL + Y - Ir para


OUTROS


CTRL+→ - Mover o cursor para o inicio da próxima palavra

CTRL+← - Mover o cursor para o inicio da palavra anterior

CTRL+↓ - Mover o cursor para o inicio do próximo parágrafo

CTRL+↑ - Mover o cursor para o inicio do parágrafo anterior

CTRL+ F4 - Fechar documento ativo/janela de programa

ATALHOS DE TECLADO PARA ACESSIBILIDADE

SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as teclas de filtragem

ALT esq. + SHIFT esq. + PRINT SCREEN Ativar e desativar o Alto contraste

ALT esq. + SHIFT esq. + NUM LOCK Ativar e desativar as teclas para mouse

SHIFT cinco vezes Ativar e desativar as teclas de aderência

NUM LOCK por cinco segundos Ativar e desativar as teclas de alternância

Windows +U Abrir o Gerenciador de utilitários


INTERNET EXPLORER

Alt + seta para Na janela de organizar favoritos - move item para cima ou para baixo.

Alt + seta para Avançar para pagina seguinte

Backspace ou Alt + Volta para pagina anterior seta para a esquerda

Alt + Home Abre pagina inicial do Internet Explorer

Ctrl + B Abre janela para organizar Favoritos

Ctrl + D Adiciona página à pasta Favoritos

Ctrl + F Localiza palavra na pagina

Ctrl + H Ativa barra com histórico na lateral da janela

Ctrl + I Ativa barra com sites favoritos na lateral da janela

Ctrl + N Abre nova janela do navegador

Ctr + O ou L Abre campo para digitar e ir a nova pagina da rede ou abrir arquivo

Ctrl + Enter Adiciona http://www. Antes e .com depois de palavra digitada na barra de endereços

F4 Exibe histórico da barra de endereços

F5 Atualiza pagina recarregando-a

F6 Alterna entre frames de uma pagina e barra de endereços.

F11 Alterna entre visualização normal e tela cheia



OUTLOOK EXPRESS.


Ctrl + D Apaga mensagem

Ctrl + E Localiza pessoa no catalogo de endereços

Ctrl + F Encaminha mensagem

Ctrl + J Vai a próxima pasta com mensagens não lidas

Ctrl + M Enviar e receber mensagens

Ctrl + N Nova mensagem

Ctrl + Q Marca mensagem como lida

Ctrl + R Responde ao autor

Ctrl + S Salva mensagem

Ctrl + Enter Quando conectado e com destinatário definido, envia mensagem

Ctrl + F3 Exibe código-fonte da mensagem

Ctrl + Shift + A Marca todas as mensagens de uma pasta como lidas

Ctrl + Shift + B Abre catalogo de endereços

Ctrl + Shift + E Abre janela para criar nova pasta

Ctrl + Shift + F Localiza mensagem

Ctrl + Shift + N Cria nova entrada no catalogo de endereços

Ctrl + Shift + O Abre opções do Outlook Express

Ctrl + Shift + R Responder a todos

Esc Fecha mensagem



WORD


Alt + Ctrl + F Insere nota de rodapé, aquela com o numero 1 sobrescrito no texto e a referencia no pé da pagina

Alt + Ctrl + I, O, P Muda estilo de visualização da pagina ou N

Alt + Ctrl + Y Vai para inicio da pagina seguinte

Alt + Ctrl + M Insere comentário

Ctrl + [ ou ] Diminui ou aumenta tamanho da fonte em um ponto

Ctrl + = aplica subscrito

Ctrl + Shift + = Aplica sobrescrito

Ctrl + 1, 2 ou 5 Define espaçamento entre linhas simples, duplo ou de 1,5 linha

Ctrl + D Abre caixa de formatação de fonte

Ctrl + End Vai para fim do documento

Ctrl + I, N ou S Aplica efeito itálico, negrito ou sublinhado em termos selecionados

Ctrl + T Seleciona todo o texto

Ctrl + U Localiza e substitui palavras ou expressões

Ctrl + Del ou Apaga palavra seguinte ou anterior backspace

Ctrl + Shift + F8 Ativa seleção de bloco quadrilátero de texto

Ctrl + Shift + C ou Copia ou cola formatação de fontes V

F4 Repete a ultima ação

F7 Verifica ortografia e gramática

F12 Salvar como

Shift + F3 Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado

Shift + F7 Abre dicionário de sinônimos

Ctrl + Home vai para o inicio do "mesmo" documento


TECLAS PARA FORMATAÇÃO DE CARACTERES E PARÁGRAFOS


CTRL + SHIFT + > - Aumenta o tamanho da letra

CTRL + SHIFT + < - Diminui o tamanho da letra

CTRL + SHIFT + A - Maiúsculas

CTRL + SHIFT + W - Sublinhado, mas só em palavras

CTRL + SHIFT + D - Duplo sublinhado

CTRL + SHIFT + K - Maiúsculas pequenas

CTRL + SHIFT + - Visualiza caracteres não imprimíveis

CTRL + SHIFT + C - Copia formatos

CTRL + SHIFT + V - Cola formatos

CTRL + ] - Aumenta o tamanho da letra um ponto

CTRL + [ - Diminui o tamanho da letra um ponto

CTRL + D - Formatação de fontes

CTRL + N - Negrito

CTRL + S - Sublinhado

CTRL + I - Itálico

CTRL + BARRA ESPACO - Remove formatação manual

CTRL + que - Parágrafo simples abaixo

CTRL + 1 - Define espaçamento simples entre linhas

CTRL + 2 - Define espaçamento duplo entre linhas

CTRL + 5 - Define espaçamento entre linhas de 1,5

CTRL + zero - Remove um espaço entre linhas que antecede um parágrafo

CTRL + J - Justifica um parágrafo

CTRL + E - Centraliza Parágrafo

CTRL + G - Parágrafo à direita

CTRL + M - Avança um parágrafo a partir da esquerda

CTRL + SHIFT + M - Remove um avanço de parágrafo a esquerda

CTRL + SHIFT + J - Cria um avanço pendente

CTRL + SHIFT + T - Reduz um avanço pendente

CTRL + SHIFT + S - Aplica sublinhado

CTRL + SHIFT + N - Aplica um estilo normal

CTRL + SHIFT + L - Aplica o estilo "Lista"

ALT + CTRL + K - Inicia formatação automática

ALT + CTRL + 1 - Aplica o estilo "Titulo 1"

ALT + CTRL + 2 - Aplica o estilo "Titulo 2"

ALT + CTRL + 3 - Aplica o estilo "Titulo 3"

Alt + Ctrl + F - Insere nota de rodapé

Alt + Ctrl + I, O, P ou N - Muda estilo de visualização da pagina

Alt + Ctrl + Y - Vai para inicio da pagina seguinte

Alt + Ctrl + M - Insere comentário

Ctrl + =*- Aplica subscrito

Ctrl + Shift + + - Aplica sobrescrito

Ctrl + End*- Vai para fim do documento

Ctrl + Del - Apaga palavra seguinte

SHIFT + F1 - Remove formatação de texto

Shift + F3 - Aplica letras maiúsculas em todo o texto selecionado


EXCEL



Abrir CTRL+A

Alternar entre exibir valores de célula e exibir fórmulas de célula CTRL+j (aspas simples à esquerda)

Calcular a planilha ativa SHIFT+F9

Calcular todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas F9

Colar CTRL+V

Colar uma função em uma formula SHIFT+F3

Copiar CTRL+C

Criar o gráfico que usa o intervalo atual F11 ou ALT+F1

Desfazer CTRL+Z

Exibir a caixa de dialogo Formatar células CTRL+1

Exibir a caixa de dialogo Ir para F5

Imprimir CTRL+P

Inserir a data atual CTRL+; (ponto-e-vírgula)

Inserir a hora atual CTRL+: (dois-pontos)



Mover para o inicio da planilha CTRL+HOME

Preencher o intervalo de células selecionado com a entrada atual CTRL+ENTER

Salvar CTRL+B

shift + ctrl + seta p/ cima vai para o primeiro registro da coluna

shift + ctrl + seta p/ direita vai para o ultimo registro da linha

shift + ctrl + seta p/ esquerda vai pra o primeiro registro da linha

ctrl + pgdown vai para a próxima planilha

ctrl + pgup vai para a planilha anterior

shfit + tab volta uma célula


 

PEGADAS NA AREIA


Sonhei que estava caminhando

na praia juntamente com Deus.

E revi, espelhado no céu,

todos os dias da minha vida passada.

E em cada dia vivido, apareciam na areia,

duas pegadas: as minhas e as dEle.

No entanto, de quando em quando,

vi que havia apenas as minhas pegadas,

e isso precisamente nos dias

mais difíceis da minha vida.

Então perguntei a Deus:

“Senhor, eu quis viver contigo,

e Tu prometeste ficar sempre comigo.

Porque me deixaste sozinho,

logo nos momentos mais difíceis?”

Ao que Ele respondeu:

“Meu filho, sabes que eu te amo

e que nunca te abandonei.

Os dias em que viste

só umas pegadas na areia

são precisamente aqueles

em que Eu te levei nos meus braços.”

“... porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”


(Hebreus 13:5)






 Tabagismo

Comemora-se hoje, 29 de Agosto, o dia Nacional do Combate ao Fumo, data na qual é reforçada a mensagem do antitabagismo à sociedade e os malefícios do cigarro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o hábito de fumar por parte dos adultos atinge 17,2% da população do país, o que corresponde a 24,6 milhões de pessoas.

O tabagismo no mundo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Eis algumas doenças relacionadas ao tabagismo:
*Hipertensão arterial;
*Aneurismas arteriais;
*Úlcera do aparelho digestivo;
*Infecções respiratórias;
*Trombose vascular;
*Osteoporose;
*Catarata;
*Impotência sexual no homem;
*Infertilidade na mulher;
*Menopausa precoce;
*Complicações na gravidez;

Está comprovado que o tabagismo é responsável por:
*200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
*25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;
*45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
*85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);
*90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
*25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).
*30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);

Referência:





Timão do Coração  

Hino Oficial Do Sport Clube Corinthians Paulista

Salve o Corinthians,
o campeão dos campeões!
Eternamente, dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians,
de tradições e glórias mil.
Tu és o orgulho
dos desportistas do Brasil!

Teu passado é uma bandeira.
Teu presente é uma lição.
Figuras entre os primeiros
do nosso esporte bretão!

Corinthians grande,
sempre altaneiro!
És do Brasil,
o clube mais brasileiro!

Composição: Luis Carlos

 

Quem disse que o "Timão" não causa inveja? Leia a "obra" de um(a) INVEJOSO(A)








SÍMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS

Parabéns aos nossos Símbolos Nacionais que hoje, 18/09, estão completando mais um “aninho” de existência. São eles:
  • A Bandeira Nacional;
  • As Armas Nacionais;
  • O Selo Nacional;
  • O Hino Nacional.
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de Setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.

BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal, o Losango Amarelo ao centro representando o ouro e Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.

ARMAS NACIONAIS: No centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo à esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda).


SELO NACIONAL: Usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.


HINO NACIONAL: Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, solenidades e eventos oficiais do governo e eventos esportivos internacionais e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.

I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E em teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada,
Entre outras mil és tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!

II
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do Novo Mundo

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida, no teu seio, mais amores

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
- Paz no futuro e glória no passado

Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte
Terra adorada,
Entre outras mil és tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!
Música: Francisco Manoel da Silva
Letra: Osório Duque Estrada



Oração ao Senhor

            Todos os dias, pela manhã, faça um contato com Deus antes de qualquer outra atividade. Esse contato, essa oração, fará com que você adquira força e inspiração para as atividades do dia. A cada dia retornamos como nosso corpo às atitudes da vida graças à vontade daquele que nos criou. Por mais importante que julguemos nossas ocupações e compromissos, nada é tão importante que não possa esperar um momento de comunhão com Deus. Nada, mas nada mesmo, deve ser mais importante do que Deus em nossas vidas, por isso ore...
"Oração"
Senhor, no início deste dia,
venho pedir-Te saúde,
força, paz e sabedoria.
Quero olhar hoje o mundo
com olhos cheios de amor,
ser paciente, compreensivo,
manso e prudente;
ver, além das aparências,
teus filhos como Tu mesmo os vês,
e assim não ver senão o bem em cada um.
Fecha os meus ouvidos a toda a calúnia.
Guarda a minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha o meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos se aproximarem de mim,
sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me da tua beleza,
e que, no decurso deste dia, eu Te revele a todos.
Amém.






Arte do Eduardo - Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica


Arte do Eduardo - Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica







"A educação através da tecnologia"

Sabemos que hoje em dia a tecnologia, tanto a digital quanto a tecnológica, é de suma importância para nossas vidas. Principalmente, para nós que somos professores, pois nossos alunos cada vez mais estão acompanhando e fazendo parte desse mundo digital, de forma que nos "obriga" , também , fazer parte desse mundo e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A consequência disso pode ser uma sala de aula desmotivada e indisciplinada. Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui seu recadinho/comentário.